Benefícios para além da “luta” para as crianças que fazem artes marciais

Muitas pessoas associam as artes marciais ou desportos de combate simplesmente a luta. Porém são muito mais que isso. A frase aprender a lutar para não ter que lutar faz todo o sentido nos verdadeiros artistas marciais. É que as lutas são feitas nas academias, nos ringues e nos tatamis. O verdadeiro lutador não entra (facilmente) em confrontos de rua ou fora dos espaços específicos.luta-livre1-300x224

Cigano-Velasquez-FOTO-Reproducao_LANIMA20131023_0061_47Os desportos de combate dão-nos a perfeita noção das nossas incapacidades quando confrontados com alguém com mais conhecimentos. A luta que é feita diariamente nos dojos e ginásios ensina-nos a respeitar uns aos outros, com a noção que haverá sempre alguém “mais forte” que nós. Ensina-nos também a respeitar o mais fraco e a impor respeito aos mais fortes. Mas o mais importante é que nos ensina a ver que o nosso maior adversário somos nós próprios. E ao conhecermo-nos melhor, ganhando noção dos nossos pontos fortes e fracos, aprendemos a respeitar os outros. Aprende-se o caminho da não-violência.

“Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando esperar”

Sun Tzu

Eis alguns dos benefícios da prática correta de artes marciais e desportos de combate:

reiEnsinam honra e respeito.

Ao entrar pela primeira vez num local de ensino perceberá facilmente o respeito que existe entre os alunos e o mestre. E sobretudo o respeito que há para com os mais graduados (pessoas que praticam há mais tempo). A possibilidade de aprender com alguém com mais experiência é sempre uma honra. Estes valores são transversais à vida do dia-a-dia, muito embora estejam cada vez mais esquecidos pela sociedade. Nas artes marciais são partes fundamentais para um desenvolvimento sustentado;

IMG_8246Benefícios físicos

Apesar de variar um pouco de arte marcial para arte marcial, pode-se dizer que de maneira geral todas contribuem, quando bem ensinadas, para estabelecer uma harmonia e equilíbrio entre a mente, o corpo e o espírito. Os socos, os pontapés e as técnicas de grappling (agarro), vão proporcionar enormes benefícios de saúde como: tonificação muscular, melhoria do sistema cardiorrespiratório, aumento dos níveis de concentração, coordenação, flexibilidade, entre outros.

karate_cartoon_1_by_animefan172-d38ylblOferecem igualdade de género

Mulheres e homens, meninas e meninos são iguais nas artes marciais. Não há “os mais fracos”.

Dojo e ginásios de portas abertas

Os locais de ensino podem ser frequentados por qualquer pessoa de qualquer idade. Existem classes específicas para todos os escalões etários e níveis de aprendizagem. Nunca se é demasiado velho para se aprender nas artes marciais, nem demasiado novo para se começar.

dojoInfluência positiva

Neste tipo de atividades todos dão o exemplo, começando pelos mestres. Estar rodeado de influências positivas torna a nossa vida melhor. Nas artes marciais interage-se com pessoas de várias faixas etárias, que compartilham histórias e experiências de vida que nos enriquecem enquanto pessoas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: